Juscelino Filho: “Vamos levar internet a 100% das escolas públicas até 2026”

Titular das Comunicações participou do Bom Dia, Ministro

O ministro Juscelino Filho (Comunicações) durante o Bom Dia
10 de Abril de 2024 - 17h19

Uma TV do Futuro, com aplicativos no lugar dos canais. Escolas conectadas, com internet de qualidade em todas as instituições de ensino públicas do país. Computadores para inclusão, projeto que chegou a 40 mil equipamentos doados. Estes e outros assuntos foram tema do Bom Dia, Ministro desta quarta-feira, 3 de abril, que recebeu o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Durante o bate-papo com radialistas de várias regiões, o ministro detalhou programas do Ministério das Comunicações e como eles beneficiam a população. Um dos compromissos da pasta é conectar 100% das escolas públicas até o fim do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2026.

“Estou otimista que até o fim do governo vamos cumprir a meta e chegar com a banda larga, por satélite ou fibra ótica, em 100% das escolas públicas. Estamos falando de um universo de 138 mil escolas. Isso para que, como o presidente sempre diz nas suas falas, o filho de uma família pobre, que não tem condição de estudar numa escola particular, tenha o mesmo acesso à inclusão digital que o filho do rico.”

O programa contou com a participação das rádios Nacional da Amazônia (AM), O Dia (RJ), O Tempo (MG), Mirante FM (MA), O Liberal (PA) e Capital (SP).

CORREIOS E CAIXA - Outra das novidades citadas por Juscelino Filho é a integração entre Correios e Caixa Econômica Federal. A parceria amplia o acesso da população a serviços das instituições. Pelo acordo, os Correios passam a oferecer serviços públicos em suas agências, como consulta e autorização de saque de benefícios sociais, orientações sobre o abono do PIS, Seguro Desemprego, FGTS e INSS.

“Esses serviços vão estar disponíveis nas agências dos Correios, para que as pessoas possam, nas localidades em que não há presença física da Caixa, ter acesso a esses serviços nas agências dos Correios”, disse. O projeto-piloto começou pelo município de Peixe-Boi, no Pará, e a previsão é de que esteja disponível em todas as agências dos Correios brevemente.

TV DO FUTURO - A integração entre televisão e internet, transmissão interativa com o telespectador, imagens mais realistas e áudio de alta qualidade, são algumas das características da TV 3.0, a chamada TV do Futuro. O ministro detalhou a nova tecnologia, que será o novo padrão da TV Digital. “O grande diferencial é a integração da transmissão da televisão com melhor qualidade de imagem, de som, a conectividade com a internet, com a banda larga. Isso vai proporcionar que se tenha novas oportunidades de negócios, que a população consiga ter interatividade com a televisão”.

A navegação será através de aplicativos, em vez de canais. Isso permite que as emissoras ofereçam mais opções de conteúdos sob demanda integrados com a internet, que incluem jogos e programas. “A população vai ter acesso instantâneo a propagandas, a marketplace, site de compras. Essa interatividade vai ser a grande inovação dessa TV 3.0, fora a evolução que é o som imersivo, a qualidade 8K, a melhora substancial na qualidade da televisão para a população”.