Lula exalta chegada de águas do São Francisco a milhares de pernambucanos

Presidente acompanha em Arcoverde a inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) de Ipojuca

A obra integra o maior sistema integrado de adutoras de abastecimento humano do Brasil
10 de Abril de 2024 - 17h03

“Ninguém acreditava que fosse possível fazer a transposição do São Francisco. O Brasil tem o direito de fazer a transposição para trazer água a milhões que vivem no semiárido”. A frase do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira, no município de Arcoverde, em Pernambuco, resume a importância da inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) de Ipojuca e do trecho Belo Jardim - Caruaru da Adutora do Agreste de Pernambuco.

A obra integra o maior sistema integrado de adutoras de abastecimento humano do Brasil e um dos maiores do mundo. Quando todo o projeto estiver finalizado, serão 1.500 quilômetros de adutoras que levarão mais de quatro mil litros por segundo de água da transposição do Rio São Francisco para abastecimento da região.

Atualmente, seis municípios já são atendidos pela Adutora do Agreste. A inauguração da Estação Elevatória amplia a lista para nove. O abastecimento regular será expandido de 190 mil para 615 mil pessoas. A estação elevatória é essencial para a finalização da primeira etapa do projeto. A estrutura permite que, até 2026, 23 municípios e 1,3 milhão de pessoas sejam interligados ao sistema nos municípios de Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una, São Caetano, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Pedra, Venturosa, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas, Iati, Cachoeirinha e Lajedo.

"Ver as águas da transposição do São Francisco chegando cada vez mais longe, levando esperança e vida nova a mais pessoas, é um misto de emoção e de sensação de dever cumprido. Fizemos a escolha certa, 21 anos atrás, quando nos comprometemos a tirar do papel esse projeto", avaliou o presidente.

“É por isso que eu quero não só o meu Pernambuco, mas a Paraíba, o Rio Grande do Norte, o Ceará, a Bahia, todos os estados, não apenas com irrigação, mas com a política de água para todos. Todo mundo tem direito de tomar um banho em um chuveiro gostoso, lavar roupa numa máquina. O estado de Pernambuco terá água para todo mundo se fartar, bebendo, tomando banho, cuidando dos animais e da nossa agricultura”, ressaltou.