Santana de Parnaíba adere a compromisso nacional e programa paulista de alfabetização

A ação visa colaborar para a implementação de políticas do direito à alfabetização

Os programas focam em estratégias como capacitação de professores e melhoria da leitura
9 de Abril de 2024 - 07h28

Com o objetivo de aprimorar suas estratégias educacionais, Santana de Parnaíba aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e ao programa paulista Alfabetiza Juntos. A secretária municipal de Educação do município, Carla Alves, e educadoras da rede pública apresentaram os programas no Colégio Municipal Dona Celina da Costa Machado Silva, na quinta-feira (21/3).

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada visa colaborar para a formulação e garantia de implementação de políticas do direito à alfabetização, em regime de colaboração interfederativa. Para isso, capacita articuladores nas três esferas de governo, por meio do Renalfa (Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização).

Segundo o Governo Federal, entre as ações previstas estão cursos de formação continuada para professores e gestores, construção de cantinhos de leitura e disponibilização de materiais de apoio à alfabetização. Essas ações estão em linha com o programa paulista Alfabetiza Juntos, que foca em crianças de até sete anos e tem como ações fornecer material didático, formar professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitora nas escolas.